quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Te Invito


Semana passada comecei a ver uma série na NetFlix chamada La Niña. Na verdade, é mais uma novela que uma série, inclusive pela linguagem novelesca tão característica da teledramaturgia latinoamericana. Me interessei pela série porque retrata a realidade, pouco conhecida dos brasileiros, das crianças envolvidas nos grupos de guerrilha e paramilitares da Colômbia. Pois então, da Colômbia, aqui do nosso lado, sabemos tão pouco! Ouvimos falar tanto das Farc's (e da atual negociação de paz entre as Farc's e o governo colombiano) e do cartel de Medelin, Pablo Escobar, etc, mas o que sabemos nós da realidade colombiana e do contexto do surgimento de toda essa guerra? Quase tanto quanto sabemos da realidade dos nossos vizinhos peruanos, venezuelanos, bolivianos ... quase nada, né mesmo? Nós, brasileiros, ignoramos solenemente uma América Latina da qual somos parte.

Voltando à série, ela conta a história real de Belky, ou da guerrilheira Sara, que viveu com a guerrilha desde os 8 anos de idade, quando foi sequestrada, até os 15, quando foi presa e reintegrada por meio de um programa de reintegração do governo para crianças e adolescentes vindos dos grupos de guerrilha ou de grupos paramilitares (aliás, o Brasil deveria investigar melhor como funciona esse programa e tentar aplicar algo parecido aqui, com nossos adolescentes cooptados pelo tráfico). Como ela, muitas crianças sairam de suas casas aos 8, 9, 10 anos de idade, sequestrados ou vendidos pelos próprios pais, para viverem nas selvas colombianas em grupos clandestinos, recebendo treinamento militar, sem escola, família ou qualquer estrutura de afeto. Reabilitar esses adolescentes é uma tarefa gigantesca que, imagino, nem sempre é bem sucedida. Belky é o exemplo de uma reabilitação possível e por isso, acho, sua história foi contada. A série tem boas reflexões sobre essa questão da reabilitação e, principalmente, sobre a importância da sociedade nessa reabilitação.

Como eu disse no início, não sei muito sobre a Colômbia, mas é um pouco Caribe, né? E, como tal, deve ser um país com forte presença negra. Pois a série tem apenas uma pessoa negra, uma médica e professora da faculdade de Belky, e essa mesmo, de negra só tem o tom de pele, pois tem traços finos e cabelos lisos. Também a presença indígena, tão forte na América Latina, é pouco notada. Apesar dos traços físicos do padrastro e de uma das irmãs de Belky serem claramente índígenas, a família toda é bem ariana. Toda a faculdade que ela frequenta, todos os seus amigos, seus companheiros de trabalho, seus professores, todos, são totalmente caucasianos. Onde está a presença latino americana na série? No antagonista: o coronel Barragán, o malvado coronel do exército que a estuprou e torturou. Ah, as sutilizas do racismo latino!... as teses de Lombroso fazem eco até hoje no imaginário dos escaladores de elenco das produções audiovisuais.

Esse racismo inconsciente que nos faz ver em um mestiço, um negro ou um índio como um bandido, um assassino ou um pária é o mesmo que proporciona cenas como as que vimos ontem em Brasília, principalmente na emblemática fotografia que mostra servidores públicos acastelados dentro do senado federal em um despreocupado coquetel, enquanto lá fora as bombas de gás lacrimogêneo e os cacetetes da polícia massacravam os manifestantes estudantes e representantes de movimentos sociais que protestavam contra a aprovação da PEC 55.

A abertura da série tem uma música linda que fui pesquisar e, para minha surpresa, o clipe oficial do grupo mostra exatamente o que a série esconde: uma Colômbia negra, uma comunidade quilombola muito parecida com as que vemos no Brasil. A música tem um verso assim:

“Te invito a vivir con migo las lunadas que realizan en mi pueblo
las noches de luna llena y los aguaceros cuando ya es invierno.
nuestras fiestas patronales a ver los arrullos en cada diciembre
y juntos en año nuevo tratar de cumplir los años que se tienen.
la experiencias de mis viejos y dolor de sus ancestros
los poderes de sus Dioses sus odios y sus anhelos”

Então, aproveitando o convite da música, convido a todos nós brasileiros e latino americanos a nos olharmos no espelho de nossa formação cultural latino americana indígena, negra, colonizadora e colonizada e realmente nos vermos como povo que tem os mesmos problemas estruturais de injustiça social, que sofre o mesmo massacre simbólico e literal. Só quando nos vermos como somos é que conseguiremos resolver nossos graves problemas sociais e estruturais.

Nenhum comentário: